Desassorear RS: mais cinco municípios assinam termos de cooperação e ordens de início
Na terça-feira (6/5), outros 35 municípios gaúchos realizaram assinaturas no programa
Publicação:

Melhorar a vida da população e reduzir danos de eventos naturais extremos. Com estes objetivos, prefeitos dos municípios de Progresso, Cerro Branco, Canudos do Vale, Marques de Souza e Minas do Leão assinaram, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), entre quinta-feira (8/5) e sexta-feira (9/5), termos de compromisso e ordens de início do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS).
O prefeito de Canudos do Vale, Maico Juarez Berghahn, falou sobre a expectativa pelo início dos trabalhos. "Muitas casas foram alagadas, não era a realidade antes. Acontecia de chegar no pátio. As pessoas estão esperançosas".

O prefeito de Progresso, Paulo Gilberto Schmitt, também prevê muitos benefícios com a chegada do Desassorear RS diante do novo cenário. "Teve lugar que emparelhou arroio com terreno", comentou.
Na terça-feira (6/5), outros 35 municípios gaúchos realizaram assinaturas no programa.
A Sedur é responsável pelo Eixo 1 do Desassorear RS, iniciativa do Plano Rio Grande, que trabalha com recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem. Já foram retirados mais de 360 mil metros cúbicos de sedimentos de pequenos rios, arroios e sistemas pluviais de municípios gaúchos.
O Plano Rio Grande é um programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Texto: Brigida Sofia - Ascom/Sedur
Edição: Felipe Fontoura - Ascom/Sedur